quinta-feira, 5 de março de 2009

A MAIS FALSA DE TODAS AS ESPERANÇAS

A parábola do rico insensato, narrada por Jesus, em Lucas 12.13-21, fala de um trabalhador honesto e bastante esforçado. Era um homem prudente e inteligente. Mas equivocou-se totalmente acerca do seu futuro. Admitiu a mais falsa de todas as esperanças. Assim são aqueles que, mesmo obtendo muito sucesso no presente, não conseguem construir para o futuro. Vejamos quais atitudes caracterizam uma equivocada escolha acerca da esperança:
1. Imaginar que todo o resultado de nossos esforços, deve ser apenas para o nosso benefício. Queria, esse homem da parábola, ampliar os seus celeiros. Egoismo zero deve ser a nossa proposta diante do sucesso. A solidariedade deve ser o nosso maior ideal. O mundo está excasso de solidariedade.
2. Equivocar-se quanto aos valores espirituais que a nossa alma anseia. "Descansar, comer, beber e folgar", essa era a sua proposta. Nem só de pão vive o homem. Precisamos dar à nossa alma algo a mais. Ela anseia por Deus.
3. Imaginar que construir para o futuro depende apenas de nossos esforços. Este homem tinha projetos pessoais e calculáveis. Mas onde estava a garantia que iria alcança-los?
4. Ignorar loucamente o fatídico encontro com o nosso criador. "Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?" Com certeza a morte não estava nos projetos desse homem. O encontro com o nosso criador é a mais certa de todas as hipóteses da vida.
Qual é a esperança que te move para o amanha? Pense nisso.

quarta-feira, 4 de março de 2009

PROCURA-SE AMIGOS

É de longe a excasses de amigos. Hoje, com a vida moderna e o estilo de vida que nos é imposto, a coisa piorou. Estão lembrados do ditado, amigos, amigos, negócios a parte? Na vida prática hoje, ampliou esse ditado. Amigos, amigos, tudo a parte. É assim que está valendo. Cada vez mais os amigos estão desaparecendo. É curioso saber que até Deus declarou ter um amigo. Abraão o amigo de Deus. (Tg.2.22)
Quanto vc está disposto a investir para construir um relacionamento saudavel? É nesse assunto que vamos nos ocupar durante o mês de Março na Adet, igreja que sou pastor. Se você tem amigos, mantenha-os. Investa o quanto puder para aumentar esses amigos. Se você não os tem, vamos aprender com Deus como conquista-los.
As diferenças entre Abraão e Deus eram enormes, nem precisa descrevê-las. Mas, com tudo, Deus se fez amigo de Abraão. Que as nossas diferenças não nos distanciem, mas nos convença da importância de sermos tolerantes com as falhas e diferenças dos amigos.