quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A FELICIDADE NO PLANO DE DEUS

Li certa feita um arrazoado teológico sobre Deus e a felicidade dos homens e reprovei. Dizia o autor que Deus não tem compromisso com a nossa felicidade porque nos escolheu não para ser felizes, mas, para sermos santos. Embora concorde quanto a nossa santidade, creio abolutamente no compromisso de Deus com a felicidade do homem.
O plano original de Deus para o homem iniciou no Édem, um paraíso, onde o homem não necessitava de ser feliz, tamanha era a sua plenitude de prazer por ser a imagem e a semelhança do proprio Deus. No paraíso a felicidade não existia; não havia razões para a infelicidade.
Ao ser expulso do jardim o homem começa a viver as circunstâncias ruins. Pelejas,guerras, conflito familiar, pecados, etc. Começou então a busca intensa pela felicidade.
O bom de tudo,é que Deus incluiu no seu plano o resgate do homem, criando o plano salvívico dando novamente ao homem a possibilidade de ir de encontro à felicidade. Jesus Cristo é a porta para a felicidade do homem.
Diante dessa modesta reflexão cabe uma pergunta. É possível o cristão nos dias atuais ser feliz? Se Jesus disse "no mundo tereis aflições"?
Creio que sim. Mas de qual felicidade estamos falando? Essa que as pessoas ansiosamente buscam sem saber onde encontrar? Fazem trocas, tomam decisões, compram, vendem, ect. Interessante, nós materializamos a felicidade. Dizemos: se eu fizer tal coisa serei uma pessoa feliz. Quando a fazemos nos vemos ainda infelizes. Pois bem, não essa felicidade que está no plano de Deus para nós. Deus tem algo maior. As beatitudes de Cristo do capítulo 5 de Mateus, dá a idéia da felicidade que Deus tem para nós. Note, Jesus não excluiu o choro, a perseguição,as injustiças, em contraponto à felicidade. Quando Ele diz: "felizes os que choram, porque serão consolados", Jesus está nos dizendo que se choramos podemos não estar felizes por isso, mas o choro irá terminar um dia.
Assim, aceito a idéia da felicidade centrada em Deus e não oriunda de minhas escolhas ou trocas. Ela vem de Deus.
Embora entendendo que a felicidade de Deus inicia-se aqui, admito que irá se concretizar apenas quando por fim estarmos para sempre com Ele.
Com uma vida sábia aqui podemos melhorar a nossa qualidade de vida, mas jamais sermos felizes por completo. Não sejamos enganados, a felicidade não existe desassociada de Deus. SEJA FELIZ POR SABER QUE DEUS CUIDA DA SUA FELICIDADE. (este é o tema das mensagens na ADET no mês de Setembro)