domingo, 24 de fevereiro de 2008

COMO SE CONSTROI UM VENCEDOR?

Esta é uma pergunta que nos exige uma profunda reflexão. Vejamos: todos querem ser vencedores. O pódio é algo que realmente nos empolga. Por que alguns conseguem vitórias importantes e outros não? É verdade que para alguns ela parece mais fácil. Quando que para outros a vitória é conquistada com muito sofrimento. Não devemos ficar questionando se ao nascermos viemos para ser vencedores ou não. Temos inúmeros exemplos que nos faz acreditar que um vencedor pode ser construído. Eu tomo como base para a nossa reflexão um personagem bíblico bastante conhecido, o jovem Davi que lutou e venceu o gigante Golias.
Este episódio já produziu filmes, livros, documentários e muita inspiração para aqueles que desejam de alguma forma se tornarem vencedores.
O jovem Davi tinha tudo pra ser derrotado. As diferenças do Gigante eram enormes. Era uma luta desproporcional e infinitamente vantajosa para o gigante Golias. Em que consiste então a vitória de Davi?
Este jovem guerreiro sabendo de suas desvantagens buscou sustentação em cinco pilares que dão respaldo para o vencedor. Vejamos.
Não se constrói um vencedor sem que ele tenha OUSADIA. “Ousar ser diferente quando todos seguem um padrão”. O ousado não se conforma com a situação de desigualdade. É capaz de resistir às críticas e jamais desistir. Ele busca sempre o último lance.
Não se vence uma luta sem o EQUILÍBRIO, “harmonia dos sistemas da vida que sofrem alterações e são compensados”. Ele faz com que aquele que luta tome a decisão certa mesmo sob pressão. Ele é capaz de acertar na decisão mesmo que sua escolha contrarie a todos.
É impossível conhecer um vencedor sem PROPÓSITO, “Saber com convicção o que fazer e o que se espera da vida”.
A decisão de Davi em lutar contra o Golias era o propósito de vida que assimilou quando era ainda bem jovem. Simplesmente Davi queria lutar e vencer, nada o fez desistir.
A HUMILDADE, “a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, reverência e submissão”, não permite ao vencedor ter a falsa humildade de não reconhecer ou não acreditar em seu real valor e se sentir inferior. Possuir humildade não é se inferiorizar ante seus semelhantes. O humilde respeita a sua dignidade.
Sobre Davi há uma expressão digna de observação: “Apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o gigante”. Isto é ATITUDE, “ o começo de tudo”. Qualquer ser humano pode transformar sua vida mudando de atitude. Davi tinha conhecimento do risco que corria. O vencedor não hesita nem conjectura, parte pra cima.
Esses cinco pilares deu a Davi o título do maior rei de Israel. O personagem bíblico depois de Jesus que mais se lê na bíblia. Onde você poderá chegar sobre esses cinco pilares?

“PORQUE DEUS NÃO NOS DEU O ESPÍRITO DE COVARDIA, MAS DE FORTALEZA, DE AMOR, E DE MODERAÇÃO”. Bíblia Sagrada.

Um comentário:

Sandoval disse...

Boa reflexão!

... mas o vencedor nao precisa vencer a ninguem além de si mesmo.

Acreditar em si ainda é o caminho mais proximo pra entender porque Deus investiu tanto em alguem tão fraco e as vezes sem proposito como os seres humanos.

acreditar em si...

... acredito eu que seja olharmos para nós com o olhar de Deus.

Obs:

quando falo acreditar em si estou falando que em nós ainda há uma essencia da semelhança de Deus em nós. Portanto; se acreditamos que Deus em nós está, então podemos romper em fé nesse mundo tão necessitado de verdadeiros heróis, heróis, homens que vence á si mesmos.

fica com Deus meu pastor.