quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A FELICIDADE NO PLANO DE DEUS

Li certa feita um arrazoado teológico sobre Deus e a felicidade dos homens e reprovei. Dizia o autor que Deus não tem compromisso com a nossa felicidade porque nos escolheu não para ser felizes, mas, para sermos santos. Embora concorde quanto a nossa santidade, creio abolutamente no compromisso de Deus com a felicidade do homem.
O plano original de Deus para o homem iniciou no Édem, um paraíso, onde o homem não necessitava de ser feliz, tamanha era a sua plenitude de prazer por ser a imagem e a semelhança do proprio Deus. No paraíso a felicidade não existia; não havia razões para a infelicidade.
Ao ser expulso do jardim o homem começa a viver as circunstâncias ruins. Pelejas,guerras, conflito familiar, pecados, etc. Começou então a busca intensa pela felicidade.
O bom de tudo,é que Deus incluiu no seu plano o resgate do homem, criando o plano salvívico dando novamente ao homem a possibilidade de ir de encontro à felicidade. Jesus Cristo é a porta para a felicidade do homem.
Diante dessa modesta reflexão cabe uma pergunta. É possível o cristão nos dias atuais ser feliz? Se Jesus disse "no mundo tereis aflições"?
Creio que sim. Mas de qual felicidade estamos falando? Essa que as pessoas ansiosamente buscam sem saber onde encontrar? Fazem trocas, tomam decisões, compram, vendem, ect. Interessante, nós materializamos a felicidade. Dizemos: se eu fizer tal coisa serei uma pessoa feliz. Quando a fazemos nos vemos ainda infelizes. Pois bem, não essa felicidade que está no plano de Deus para nós. Deus tem algo maior. As beatitudes de Cristo do capítulo 5 de Mateus, dá a idéia da felicidade que Deus tem para nós. Note, Jesus não excluiu o choro, a perseguição,as injustiças, em contraponto à felicidade. Quando Ele diz: "felizes os que choram, porque serão consolados", Jesus está nos dizendo que se choramos podemos não estar felizes por isso, mas o choro irá terminar um dia.
Assim, aceito a idéia da felicidade centrada em Deus e não oriunda de minhas escolhas ou trocas. Ela vem de Deus.
Embora entendendo que a felicidade de Deus inicia-se aqui, admito que irá se concretizar apenas quando por fim estarmos para sempre com Ele.
Com uma vida sábia aqui podemos melhorar a nossa qualidade de vida, mas jamais sermos felizes por completo. Não sejamos enganados, a felicidade não existe desassociada de Deus. SEJA FELIZ POR SABER QUE DEUS CUIDA DA SUA FELICIDADE. (este é o tema das mensagens na ADET no mês de Setembro)

7 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Parabêns pela postagem nobre companheiro, em Cristo e com Cristo temos a verdadeira felicidade, sendo sabedores que nenhuma proposta terrena vinculada aos prazeres terrenares são maiores do que esta nos reservado por Deus em Cristo eternamente.
www.vivendoteologia.blogspot.com

Alex Malta Raposo disse...

Blog muito abençoado.

Parabéns.

Se quiser visitar a minha humilde página, o endereço é www.vivendooevangelho.blogspot.com

Adriana disse...

Muito boa, edificante e oportuna esta postagem Pr. Ronaldo. Deus abençoe sua vida.

Ativa Acqua Sports disse...

Com certeza o ser humano só poderá ser feliz na presença de Deus.
Mais também somos muito felizes com senhor pastor.
te amamos...
Karina e Paulinho...

Danilo Fernandes disse...

Ola Pastor Raonaldo!

Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Espero que goste. Paz e Bem!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Pr. Sidney Miranda disse...

Pr. Samuel Câmara comemora vitoria de seu Aliado incondicional
Depois de assumir a Presidencia do Templo central da Igreja Assembleia de Deus em S. J. dos Campos. O Pr. Samuel Câmara ten mais un motivo pra comemorar i desta ves ea vitoria de seu Aliado incondicional Pr. Ival Teodoro da Silva que venceu as eleiçoes no Parana con 824 votos, contra o Pr. Perci Fontoura que obteve apenas (304) votos, vale lembrar que na ultima eleiçao da CGADB en Serra o Pr. Ival foi candidato a 2 ° Vice Presidente na chapa do Pr. Samuel e o Pr. Perci Fontoura foi eleito membro do conselho fiscal na chapa do Pr. Jose W. B. da costa.
pelomenos aqui no Parana o Pr Samuel Câmara (O Apostolo das Boas Novas) continua con força maxima

Alexandre Pitante disse...

Paz, Pr. Ronaldo.

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.